GUIMARAMUS programa corrido 01

 

GuimaraMus2018 - Pensar a Música é uma iniciativa da Sociedade Musical de Guimarães (SMG), através do seu Centro de Estudos e de Investigação Musical (CEIM), que visa a investigação nas diferentes áreas da educação e do saber musical, bem como o apoio à formação de nível superior de professores de música, investigadores e outros interessados neste domínio específico da cultura musical.

Embora aberto a todos os interessados na investigação musical, o GuimaraMus 2018 dá especial atenção aos professores dos ensinos básico e secundário ligados à Educação Musical, assumindo-se como um espaço de formação contínua para estes profissionais. Nesse contexto, foi estabelecido protocolo com o Centro de Formação Francisco de Holanda (CFFH), de Guimarães, no sentido de acreditar os conteúdos deste Simpósio, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores de educação musical das suas escolas associadas e de outras.

Os temas a desenvolver abrangem diferentes áreas do saber musical: Estudos MusicológicosEstudos EtnomusicológicosPolíticas Educativas e Pedagogia MusicalEstudos de PerformanceLevantamento e Investigação dos riquíssimos acervos documentais, do Património Sineiro e da Iconografia Musical de Guimarães.

O primeiro dia do Guimaramus - Pensar a Música será ocupado com a apresentação de trabalhos relacionados com os temas genéricos propostos ou com as teses de mestrado e de doutoramento de jovens músicos recém graduados que se inscrevam para as submeter .

O segundo e terceiro dias serão preenchidos com comunicações de musicólogos convidados.

Neste encontro, os participantes terão a oportunidade de efetuar roteiros guiados ao património iconográfico-musical e património sineiro, privilegiando o contacto com instituições detentoras de acervos documentais e visitando uma torre sineira com carrilhão tradicional de (torre de Santuário de Nª Sª da Penha - Guimarães).

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TEMAS

  • Estudos Musicológicos

  • Estudos Etnomusicológicos

  • Políticas Educativas e Pedagogia Musical

  • Estudos de Performance

  • Som e Música Digitais / Arte Digital

  • Património Etnomusical

  • Património e tradições sineiras

  • A Música e as Artes: 

    • Iconografia Musical e Filatelia musical

  • Roteiro Musical

Website: http://guimaramus.org/index.php

O Centro de Estudos e de Investigação Musical (CEIM) é um núcleo da Sociedade Musical de Guimarães que tem como objectivo a realização de estudos musicológicos com vista ao levantamento, inventariação, tratamento, salvaguarda e divulgação do património musical vimaranense e outro, quer se trate de arquivos musicais eruditos ou de raiz tradicional popular, quer de outros acervos que tenham a ver directamente com a música, nomeadamente instrumentos musicais, iconografia musical, ou outro património, físico ou imaterial, susceptível de se enquadrar no conceito de bens musicais. Tem também como objectivo a realização de acções de reflexão científica sobre políticas educativas e pedagogia musical, estudos de “performance” e som e música digitais, além de outras.

No contexto da pesquisa nas diferentes áreas da musicologia, destaca-se a realização bienal do simpósio musical de Guimarães, em parceria com a Universidade do Minho e com o concurso de musicólogos e investigadores de várias universidades portuguesas. Além da preocupação com a actualização permanente nas diferentes áreas do saber musical - musicologia, etnomusicologia, pedagogia musical, performance, som e música digitais e outras - um dos objectivos primordiais deste evento bienal é o de promover o levantamento, estudo e divulgação do riquíssimo património musical guardado em arquivos e bibliotecas de instituições vimaranenses. Em 2012 o Simpósio transformou-se num Congresso Musical que congregou perto de duas centenas de investigadores da música, nacionais e de vários outros países, cujos trabalhos deram origem a um livro de cerca de 600 páginas intitulado “Pensar a Música”. Em 2014 voltou a realizar-se o simpósio bienal. Estes eventos continuarão a realizar-se anualmente, alternando as jornadas (bienais) com o Simpósio (bienal) e o Congresso Musical (quinquenal).