O curso secundário de música é lecionado em regime articulado e em regime supletivo, de acordo com as orientações da Portaria 243b/2012.

            A lecionação das disciplinas da componente de Formação Vocacional é realizada nas instalações do Conservatório ou em salas devidamente preparadas para o efeito nas escolas de ensino regular com protocolo.

            Neste ciclo de ensino estão previstas duas variantes de curso, a saber:

Curso Secundário de Formação Musical e Curso Secundário de Instrumento.

            São lecionadas as disciplinas de Formação Musical, Instrumento e Classe de Conjunto, História da Cultura e das Artes, Analise e Técnicas de Composição, Educação Vocal e uma Disciplina de Opção, com a seguinte Matriz Curricular: 

 

Componentes do Currículo
Áreas Disciplinares de Frequência Obrigatória Blocos Semanais
10º 11º 12º
Instrumento/Educação Vocal 2 2 2
Formação Musical 2 2 2
Classe de Conjunto Coro 3 3 3
Classe de Conjunto Coro de Câmara/ Classe de Conjunto Orquestra 2 2 2
História da Cultura e das Artes 3 3 3
Analise e Técnicas de Composição 3 3 3
Disciplina de Opção (Baixo Continuo/Instrumento de Tecla 1 1
Total de Blocos semanais 15 16 16

 

No Curso Secundário, os blocos de aulas são organizados em períodos de 45 minutos.

            As disciplinas de classe de conjunto lecionadas neste ciclo são coro, orquestra e música de câmara, podendo agregar, dadas as características e especificidades da disciplina, alunos de vários graus e regimes de ensino.

            A disciplina de Classe de Conjunto contempla um reforço de 90 minutos, em virtude da não existência da disciplina de oferta complementar.

 

Regime Supletivo 

 

Apoiado pelo Ministério da Educação, é direcionado para alunos que frequentem o ensino secundário. Rege-se pela Portaria nº 243-B/2012 (com as subsequentes alterações). Tem como principal objetivo fornecer aos alunos que não escolham a área musical como prioritária para prosseguir os estudos, as bases de conhecimento musicais sólidas que advêm da conclusão de quatro disciplinas que constam do plano curricular, do Conservatório nos diversos regimes está dependente da existência de vagas. 

A escola reserva-se o direito de, no caso de alunos não financiados, não abrir turma quando exista um número inferior a 10 alunos. nomeadamente a disciplina de instrumento, formação musical, classe de conjunto e história da cultura e das artes. A avaliação sumativa e os conteúdos das disciplinas frequentadas no curso supletivo segue os mesmos princípios dos alunos do mesmo curso, em regime articulado, adaptados de acordo à carga horária constante na matriz curricular do curso.