Iniciado em 2011 pela Sociedade Musical de Guimarães e dirigido por Janete Costa Ruiz os JOVENS CANTORES DE GUIMARÃES são um projecto de educação artística com extensão à comunidade que proporciona a jovens entre os 8 e os 18 anos a vivência da música coral como veiculo de aprendizagem musical e de expressão e crescimento individual. Promove a criatividade, a excelência artistica, a lideranca e a camaradagem, contribuindo para o enriquecimento humano de cada coralista, da comunidade e do património musical.

Os JCG alicerçam o seu projeto artístico num conjunto de práticas pedagógicas que aliam o canto, o movimento e a dramaturgia e na abordagem de um repertório musical eclético, centrado na música contemporânea para coro infantil, na música étnica e nos autores portugueses.

Tendo, em pouco tempo granjeado um local de destaque no panorama coral nacional, os JCG participaram em julho de 2015 no festival coral internacional Coreate Junior, em Barcelona. Desde a sua formação, os JCG têm estabelecido uma rica e alargada rede de parcerias artísticas com diversos grupos congéneres: os Petites Chanteurs du Colegge Saint- Pierre (Uccle), o programa International Youth in Concert na Capital Europeia da Cultura - Guimarães 2012, a Orquestra Geração e a Orquestra Sub-12, o Coro Infantil da Universidade de Lisboa, o Coro Infantil do Orfeó Catalá (Barcelona), os Warwickshire County Choristers (Inglaterra) e o Coro Infantil Gazarra (Igualada, Catalunha).Têm participado em espetáculos multidisciplinares (Capriccio Stravagante, no Palácio dos Biscainhos, com a Companhia Mobile) e promovem um programa de itinerância cultural - Jovens Cantores no Património - que em dois anos consecutivos tem dinamizado diversos espaços arquitetónicos na região Norte, com o apoio da Direcção Regional de Cultura Norte. Apresentaram-se ainda em concerto no ciclo Do Natal aos Reis no Auditório Vita, no Palácio Nacional da Ajuda e na Aula Magna da Universidade de Lisboa. Os JCG integram o programa internacional VOICE (Voice on Inovation for Choral Music in Europe), que se centra no estudo da voz infantil e das manifestações corais em diversos paises europeus. Em 2015 os JCG gravaram o seu primeiro DVD, "Caminhos".

 

 

 
COREARTE JUNIOR Concerto Cripta Sagrada Familia

#corearte #sociedademusicaldeguimaraes

Publicado por Jovens Cantores de Guimarães em Domingo, 13 de Setembro de 2015