a

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vistraxiti rtssa periculiser ex, nihil lab teger enim nequm lutpatetendis in mei meis an pericula.

Follow Us

Image Alt

Cantânia

Sociedade Musical de Guimarães

Cantania é um projeto de canto participativo para alunos em idade escolar, entre os 8 e os 13 anos, que, ao longo do ano letivo, ensaiam canções, coreografias e preparam adereços com a ajuda dos professores na sala de aula. O projeto foi concebido e é produzido pelo serviço educativo do L’Auditori de Barcelona, sendo desenvolvido em Portugal pela Sociedade Musical de Guimarães – Conservatório de Guimarães, com apoio do Município de Guimarães. Em 2022 cumpriu 33 anos de existência. Nos últimos anos, o projeto tem-se estendido de Barcelona ao resto da Catalunha, Madrid, Valladolid, Sevilha, Salamanca, Zaragoza, Alcanyís, Caracas, México D.C, Mainz, Bremen e Bruxelas.

Em Guimarães, o projeto Cantania começou a ser implementado no ano de 2017, sendo que em 2018 completou a sua 3ª edição com o concerto “A DE BROSSA”, realizado a 8 de Junho no Grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, contando  com a participação de 17 escolas e com cerca de 400 alunos do 1º e 2º ciclos.

 

O mais recente projeto Cantania desenvolveu-se no biénio 2020—2022, tendo sido ajustado o seu cronograma devido à pandemia de Covid 19, que impossibilitou a sua realização nos moldes inicialmente previstos. Neste sentido, a cantata que deveria ter sido apresentada no ano de 2020 foi preparada nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, mas não foi levada a cena devido à eclosão da pandemia e consequente confinamento e suspensão de todas as atividades culturais no período entre março e junho de 2020. Igualmente, durante os meses de janeiro e março de 2021, o confinamento impediu o desenvolvimento do trabalho junto das escolas e dos professores, pelo que foi necessário proceder ao adiamento para conclusão do projeto até 2022.

O projeto Cantania retomou o seu desenvolvimento normal em janeiro de 2022, em íntima articulação com o Auditório de Barcelona, tendo sido apresentada a cantata “Clara, a Arte por dentro” em 11 de junho de 2022 no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER