a

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vistraxiti rtssa periculiser ex, nihil lab teger enim nequm lutpatetendis in mei meis an pericula.

Follow Us

Criamus – Apresentação aos Encarregados de Educação

Aos Encarregados de Educação da Classe de Saxofone do Conservatório de Guimarães

O ensino musical é um ensino em que cada vez mais se torna muito importante a interdisciplinaridade e aprendizagem multidisciplinar de forma que o aluno seja confrontado não apenas com os desafios de aprender um instrumento. Nos dias de hoje, o instrumentista deve ser capaz de conseguir compreender e desenvolver uma multiplicidade de conteúdos, domínios e ferramentas diferenciadas de forma que no futuro possa apresentar um trabalho com valor artístico distinto e inovador.

Assim sendo, as residências pedagógicas realizadas no âmbito do instrumento visam o desenvolvimento técnico e artístico do aluno mas também o desenvolvimento estético de forma que o aluno possa conhecer, abordar e realizar um trabalho cada vez mais completo e diferenciado.

Tendo em conta que o trabalho realizado em contexto de sala de aula continua a ser preponderante, importa também criar outro género de experiências que permita ao aluno ser cada vez mais autónomo e possa desenvolver a sua criatividade artística para além de colocar em prática todos os conhecimentos e competências adquiridas.

Assim sendo, de forma a dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, a Residência Pedagógica de 2024/2025 vai no sentido de continuar a proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar com docentes e pedagogos com um excelente currículo no âmbito artístico nacional e internacional.

Este ano, o Conservatório de Guimarães terá dois pedagogos de renome cujo trabalho desenvolvido ao longo do tempo demonstra grande competência, inovação e qualidade.

 

Objetivos da Residência Pedagógica 2024/2025

  • Reforçar os conhecimentos e a aprendizagem do repertório tradicional do saxofone assim como abordar e desenvolver novos conhecimentos sobre novas estéticas musicais cada vez mais usadas no repertório instrumental.
  • Promover o contato com novas linguagens musicais, novas ferramentas de trabalho (software de criação musical) e poderão desenvolver as suas competências musicais e artísticas através da estimulação da criatividade artística.
  • Pretende-se criar um trabalho multidisciplinar e que seja complementar ao trabalho regular desenvolvido em contexto de sala de aula.
  • Desenvolver a cooperação e colaboração através do trabalho em grupo para que através das experiências individuais de cada indivíduo possa haver a partilha de experiências e conhecimentos multidisciplinares.
  • Apresentação e compreensão da importância das diferentes estéticas musicais, técnicas e ferramentas pedagógicas que permitem que o aluno como futuro músico e performer possa dominar, não só o seu instrumento, mas também um conjunto de ferramentas que lhe permita desenvolver um trabalho distinto, diversificado e eclético.

Informações para inscrição na Residência Pedagógica 2024/2025

  • Cada aluno deve efetuar a inscrição online através do seguinte link:

https://forms.gle/pM7jodEZKGQGxAGH8

  • Cada aluno deve efetuar o pagamento da residência pedagógica por tranferência bancária utilizando os seguintes dados:

Sociedade Musical de Guimarães

NIB: 003502710000840963072

  • No ato da transferência, o encarregado de educação deverá identificar a mesma da seguinte forma:

Exemplo: RP2024.2025_CG nome do aluno

  • No caso de alunos externos:

Exemplo: RP2024.2025_Escola nome do aluno

  • A inscrição na residência pedagógica tem como data limite o dia 31 de janeiro de 2025;

O comprovativo do pagamento deve ser enviado para tesouraria@smguimaraes.pt

Outras Informações

  • Os ensaios nos dias mencionados na calendarização decorrerão entre as 9h30 e 12h30da parte da manhã e entre as 15h00 e 18h00 na parte da tarde;
  • O acesso ao conservatório deverá ser feito pela Rua de Vila Flor, 4810-225 – Guimarães;

  • Na portaria do edifício, um segurança identificará todos os participantes;

  • Cada aluno deverá trazer consigo lanche e almoço para partilhar para os dias de ensaios. As refeições serão feitas no Piso 2.
  • Os ensaios serão orientados pelos Professores Tiago Costa e Sara Martins.

Por último, informamos a calendarização das aulas de grupo da classe de saxofone para o presente ano letivo conforme a tabela suprarreferida.

Estas aulas de grupo são de extrema importância para todos os alunos uma vez que durante as mesmas é possível a realização de trabalho de grupo em que os alunos podem conhecer os seus pares e partilhar as suas experiências e aprendizagens.

As aulas de grupo também promovem o espírito de grupo, partilha, responsabilidade. Estes valores são de extrema importância para o desenvolvimento de todos o alunos, não só a nível artístico mas também a nível pessoal.

Refira-se que apesar de não serem aulas obrigatórias, pedimos que motivem e incentivem os vossos educandos na participação das mesmas para que o trabalho possa ser desenvolvido da melhor forma possível. Eventualmente, quando precisam de faltar ou sair mais cedo, podem avisar os professores responsáveis para que a organização das aulas de grupo seja feita de forma diferente caso necessário.

Nestas aulas, o trabalho executado será também de preparação de material para a residência pedagógica que culminará com o concerto final e será de extrema importância a participação de todos.

Para qualquer questão poderão contatar os respetivos professores para o esclarecimento de alguma dúvida.

Votos de um ano letivo repleto de sucessos.

Professor Tiago Costa

Professora Sara Martins