a

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vistraxiti rtssa periculiser ex, nihil lab teger enim nequm lutpatetendis in mei meis an pericula.

Follow Us

Curso de Direção de Coros Infantis – 3ª edição – David Azurza | 12 & 13 Setembro 2020

Realizou-se no passado fim-de-semana semana a 3ª edição do Curso de Direção de Coros Infantis, organizado pela Sociedade Musical de Guimarães, com a participação do compositor e maestro basco David Azurza. Esta edição decorreu no Paço dos Duques e realizou-se com participação reduzida, atendendo às normas de segurança em vigor. 

Dando seguimento às anteriores edições – dedicadas ao movimento (com Basilio Astulez em 2016) e à pedagogia coral  (com Elisenda Carrasco, em 2018), o Curso de Direção de Coros Infantis teve como ênfase a abordagem à composição para coros infantis  e ao repertório de David Azurza, um dos mais prolíficos compositores corais da atualidade. Natural de Tolosa (País Basco), cantor, diretor coral e compositor, David Azurza integra os agrupamentos Capilla Peñaflorida (especializado em música antiga) e KEA (especializado em música contemporânea), tendo-se apresentado como solista em projetos artísticos internacionais. Professor e conferencista, dirige o  coro infanto-juvenil Hodei Truk de Tolosa e o coro feminino Hodei desde 2010. Foi director do Orfeón Bergarés e do seu coro juvenil (1993-2006), co-director do coro sinfónico Lausardi (2000-2006), bem como director convidado em diversos ateliers corais por toda a Europa e América do Sul. Presidente da Federación de Coros de Gipuzkoa, é, igualmente, gestor das actividades da Confederación de Coros del País Vasco. 

Como compositor, a sua actividade centra-se exclusivamente no âmbito vocal. Recebeu diversos prémios pelas suas obras (mais de uma centena de obras e arranjos para coros infantisjuvenis e mistos). As suas obras são interpretadas por inúmeros  coros de todo o mundo e são editadas em Oihu Hau Musika.  Entre elas  destacam-se: Bost joku zerutiar / Cinco juegos celestes (1º Premio Concurso de Composicão de Coros Infantiles del Certamen de Tolosa 1998), Oihu hau (2002) a sua obra mais internacional , Magreb Suite (2014) e a ópera de câmara O Gigante de Alto (2010). Estas e outras obras do seu vasto catálogo foram alvo de análise durante os dois dias.

A presente edição contou com três dezenas de inscritos, muitos deles já participantes nas edições anteriores,   sendo esta uma iniciativa que coloca a cidade de Guimarães no roteiro internacional da formação especializada em música coral.

A  4ª edição terá lugar em 2022.