Cursos
O Conservatório de Guimarães possui uma vasta oferta educativa para diferentes faixas etárias, orientado sobretudo aos mais novos, que podem iniciar o seu contacto com o mundo da música no atelier e continuar o seu percurso através da iniciação e do curso básico. Se sentirem que a música é o caminho pretendem seguir, podem optar pela especialização musical frequentando curso secundário.
Atelier
Iniciamos a aprendizagem da música a crianças com idade a partir dos 3 anos, com pequenas atividades didáticas e jogos musicais que permitem desfrutar do ensino da música e facilmente interiorizar a informação lecionada. O Atelier irá permitir às crianças um desenvolvimento mental e físico, bem como, perceber e reconhecer as suas capacidades.
Iniciação
Destinado a crianças dos 6 aos 9 anos de idade que frequentam o 1º ciclo da escolaridade obrigatória, as iniciações musicais seguem as orientações e organização curricular constantes na Portaria nº 225/2012. São lecionadas as disciplinas de Formação Musical, Instrumento e Classe de Conjunto com o intuito de desenvolver as aptidões dos alunos na área da música para que, caso pretendam, ingressem nos cursos de música oficiais com uma capacidade técnica e musical adequada.
Curso Básico do 2º ciclo
Destinado a alunos dos que frequentam o 2º e 3º ciclo da escolaridade obrigatória, o curso básico permite ao aluno aprofundar as suas capacidades musicais, nomeadamente na área do instrumento ou canto, ficando apto a fazer a sua opção a nível secundário por um curso de música, caso seja o interesse do aluno.
Secundário Articulado e Supletivo
O curso secundário de música é lecionado em regime articulado e em regime supletivo, de acordo com as orientações da Portaria 243b/2012. A lecionação das disciplinas da componente de Formação Vocacional ou como CURSO PROFISSIONAL é realizada nas instalações do Conservatório ou em salas devidamente preparadas para o efeito nas escolas de ensino regular com protocolo.
Este curso, de cariz profissional, visa preparar os alunos para o ingresso no ensino superior de música.
Livre
Dirigido a todos os públicos, independentemente da sua formação musical, os cursos livres destinam-se a alunos que queiram adquirir e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos e musicais. Tratando-se de uma opção letiva, os cursos livres não obedecem a critérios de avaliação de acordo com as regras institucionais.