O Centro de Estudos e de Investigação Musical (CEIM) é um núcleo da Sociedade Musical de Guimarães que tem como objectivo a realização de estudos musicológicos com vista ao levantamento, inventariação, tratamento, salvaguarda e divulgação do património musical vimaranense e outro, quer se trate de arquivos musicais eruditos ou de raiz tradicional popular, quer de outros acervos que tenham a ver directamente com a música, nomeadamente instrumentos musicais, iconografia musical, ou outro património, físico ou imaterial, susceptível de se enquadrar no conceito de bens musicais. Tem também como objectivo a realização de acções de reflexão científica sobre políticas educativas e pedagogia musical, estudos de “performance” e som e música digitais, além de outras.
O Centro de Estudos e de Investigação Musical (CEIM), da Sociedade Musical de Guimarães, em cooperação com o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), da Universidade do Minho, organizam periodicamente o simpósico musical “GuimaraMus – Pensar a Música”.
Eis algumas notas sobre o último simpósio: GuimaraMus2018 – Pensar a Música:
O GuimaraMus 2018 – Pensar a Música é uma iniciativa da Sociedade Musical de Guimarães (SMG), através do seu Centro de Estudos e de Investigação Musical (CEIM), que visa a investigação nas diferentes áreas da educação e do saber musical, bem como o apoio à formação de nível superior de professores de música, investigadores e outros interessados neste domínio específico da cultura musical.
Embora aberto a todos os interessados na investigação musical, o GuimaraMus 2018 dá especial atenção aos professores dos ensinos básico e secundário ligados à Educação Musical, assumindo-se como um espaço de formação contínua para estes profissionais. Nesse contexto, foi estabelecido protocolo com o Centro de Formação Francisco de Holanda (CFFH), de Guimarães, no sentido de acreditar os conteúdos deste Simpósio, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores de educação musical das suas escolas associadas e de outras.
Os temas a desenvolver abrangem diferentes áreas do saber musical: Estudos Musicológicos; Estudos Etnomusicológicos; Políticas Educativas e Pedagogia Musical; Estudos de Performance; Levantamento e Investigação dos riquíssimos acervos documentais, do Património Sineiro e da Iconografia Musical de Guimarães.
O primeiro dia do Guimaramus – Pensar a Música será ocupado com a apresentação de trabalhos relacionados com os temas genéricos propostos ou com as teses de mestrado e de doutoramento de jovens músicos recém graduados que se inscrevam para as submeter.
O segundo e terceiro dias serão preenchidos com comunicações de musicólogos convidados.
Neste encontro, os participantes terão a oportunidade de efetuar roteiros guiados ao património iconográfico-musical e património sineiro, privilegiando o contacto com instituições detentoras de acervos documentais e visitando uma torre sineira com carrilhão tradicional de (torre de Santuário de Nª Sª da Penha – Guimarães).